INFORMATIVO

06/07/2020 Consequências da retirada do útero (histerectomia total)

Após a cirurgia para retirada do útero, também chamada de histerectomia total, o corpo da mulher sofre algumas alterações que podem influenciar sua saúde física e mental, desde alterações na libido até mudanças bruscas no ciclo menstrual, por exemplo.

Geralmente, a recuperação após a cirurgia dura cerca de 6 a 8 semanas, mas algumas alterações podem se manter durante mais tempo, sendo que uma das recomendações mais importantes é que a mulher receba apoio emocional para aprender a lidar com todas as alterações, evitando emoções negativas que possam levar ao surgimento de depressão.

A VIAMED É UMA EMPRESA ESPECIALIZADA NA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE EMBOLIZAÇÃO DE MIOMA

1. Como fica a menstruação?

Após a retirada do útero a mulher deixa de apresentar sangramento durante a menstruação, pois não existe tecido do útero para ser eliminado, embora o ciclo menstrual continue acontecendo.

Porém, caso os ovários também sejam removidos, como acontece numa histerectomia total, a mulher pode sentir sintomas repentinos de menopausa, mesmo que não se esteja na idade, uma vez que os ovários já não produzem os hormônios necessários. Assim, para aliviar os sintomas, como ondas de calor e excesso de suor, o ginecologista pode recomendar fazer reposição hormonal.

2. O que muda na vida íntima?

A maioria das mulheres que fazem uma cirurgia para retirar o útero não apresentam qualquer tipo de alteração na vida íntima, pois a cirurgia normalmente é feita em casos graves de câncer e, por isso, muitas mulheres podem sentir até aumento no prazer sexual devido à ausência de dor durante o contato íntimo.

No entanto, mulheres que ainda não se encontram na menopausa quando fazem a cirurgia podem sentir menos vontade de ter relações sexuais devido à diminuição da lubrificação vaginal que pode provocar dor intensa. Porém, este problema pode ser atenuado com a utilização de lubrificantes à base de água, por exemplo.

Além disso, devido a algumas alterações emocionais, a mulher também pode se sentir menos mulher devido à falta do útero, podendo inconscientemente alterar a vontade sexual da mulher. Nestes casos, o ideal é falar com um psicólogo ou terapeuta, para tentar ultrapassar essa barreira emocional.

3. Como a mulher se sente?

Após a cirurgia  a mulher passa por um período de mistura de emoções no qual começa por sentir alívio por ter tratado o câncer, ou o problema que esteve na origem da cirurgia, e por já não apresentar sintomas. No entanto, este bem-estar pode ser facilmente substituído pela sensação de que é menos mulher devido à ausência do útero e, por isso, provocar sentimentos negativos.

Assim, após a histerectomia, muitos médicos recomendam que a mulher faça sessões de psicoterapia para aprenda identificar as suas emoções e evitar que controlem sua sua vida, evitando o desenvolvimento de problemas graves, como depressão, por exemplo.

4. Fica mais fácil engordar?

Algumas mulheres podem relatar um aumento mais fácil do peso após a cirurgia, especialmente durante o período de recuperação, no entanto, ainda não existe uma causa específica para o aparecimento do peso.

Porém, algumas teorias que têm sido apontadas incluem o desequilíbrio dos hormônios sexuais, passando a existir mais hormônios masculinos no organismo. Quando isso acontece, muitas mulheres têm tendência para acumular mais gordura na região abdominal, o que também acontece no homem.

Além disso, como o período de recuperação também pode ser bastante longo, algumas mulheres podem deixar de ser tão ativas como eram antes da cirurgia, o que acaba contribuindo para o aumento do peso corporal.

https://www.tuasaude.com/o-que-acontece-apos-a-retirada-do-utero/

16 respostas para “Consequências da retirada do útero (histerectomia total)”

  1. Estou sofrendo muito,muita contração parece que vou parir um filho e emorragia ,já faziam um ano que não menstruava mas daí veio a emorragia já estou com um pouco de anemia,deu endometriose e um mioma pequeno ,faz tempo que sofro com essas emorragia , vou passar com o cirurgião dia 14 ,será que posso preservar os ovários?

    1. Nossa o meu caso foi igual o seu,mais o doutor preservou o ovário apenas retirou trompas e útero ,estou me recuperando,se fizer a cirurgia depois te indico também a usar cinta,aquelas que usa em cirurgia plástica ,te dá segurança ,e você vai desinchando com passar dos dias e não fica com aquela pochete em cima do corte,espero ter te ajudado

  2. Eu tenho 53 anos e fiz a cirurgia histerectomia total, não tenho mais vontade de ter relação, será que vou ter que fazer reposição hormonal?
    Também tomo remédio para ansiedade, isso ajuda tbm na perda do alibido?

  3. Estou me recuperando de uma histerectomia total e confesso que estou me sentindo aliviada em não sentir mais dor e não estou me sentindo menos mulher ,pode ser que o desejo sexual realmente mude no início por medo de dor mais meu esposo me apoiou muito desde o início do processo da cirurgia então acho que o medo acaba sendo psicológico.

  4. Sofri muito com fluxo aumentado na menstruação, ficava anêmica e em alguns dias não conseguia sair de casa…
    Ao fazer a ultrassonografia anual, descobriu-se se eu tinha um pólipo, adenomiose e meu útero aumentou de tamanho. Passei pela cirurgia. Restaram os ovários. Ainda não me reparei totalmente da cirurgia, mas já me sinto bem melhor.

    1. Como está agora? Perdeu a libido? Estou com adenomiose e mioma na parede superior do útero. Estou pensando em fazer a retirada do útero ( estava em 150mm)

  5. Estou pesquisando sobre a retirada. Menstruei aos 13 anos e desde então meu ciclo sempre foi muito intenso e com muitas cólicas. Sempre relatei a todas as ginecologista que fui e nunca nenhuma fez investigação sobre adenomiose ou endometriose. Há 1 ano estou com uma ginecologista e agora foi comprovado que tenho adenomiose e ela sugeriu a retirada. Como tenho 45 anos e já sou laqueada e meu útero tá crescido, ela o que ela acha melhor é fazer a retirada.

  6. Bom dia eu tinha minha mulher muito ativa mas depois que fez a cirurgia ela esfriou o relaçionamento e eu mim sinto receitado tenho 30 anos de casados e isso e muito ruim e não consigo entender eu acho que ela não sente prazer mas pó mim já passei muitas vezes sai de casa porque eu sou ativo e preciso de a fofa o ganso e fico a ver navio e muito ruim isso tenho um casamento falido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial