INFORMATIVO
20/04/2020 Embolização dos Miomas Melhora Problemas do Trato Urinário
Foi descoberto a partir de estudos que a embolização dos miomas uterinos melhora uma série de problemas do trato urinário inferior das mulheres que são especificamente causados por miomas.
A embolização dos miomas uterinos continua a ser uma boa escolha para o tratamento das mulheres com miomas uterinos, e – com base neste estudo – o tratamento não cirúrgico melhora os problemas do trato urinário relacionados com os miomas.
Para ampliar seus conhecimentos sobre a embolização dos miomas uterinos, continue lendo este artigo.
A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.
Embolização dos Miomas
Menu de Navegação
- Embolização dos Miomas
- Sintomas dos Miomas e a Embolização
- Como a Embolização é Realizada
- Outros Benefícios da Embolização dos Miomas
- Você também pode se interessar por:
É importante explicar o que são os miomas uterinos antes de explicar amplamente sobre a embolização. Miomas uterinos são tumores benignos que crescem no útero e podem causar:
- Sangramento menstrual prolongado, que pode ser grave o suficiente para causar anemia ou exigir uma transfusão;
- Dor pélvica;
- Mudanças na frequência urinária;
- Dor durante a relação sexual;
- Abortos e infertilidade.
Cerca de 20% a 40% das mulheres com 35 anos ou mais têm miomas uterinos de dimensões significativas. Mulheres negras estão em um risco mais elevado para desenvolver miomas: até 50% têm miomas de tamanhos significativos.
Estudos anteriores já demonstraram que a embolização de miomas uterinos é um tratamento seguro e eficaz em comparação com a histerectomia. A embolização oferece menos riscos, menos dor e um menor tempo de recuperação em relação à cirurgia de histerectomia
Sintomas dos Miomas e a Embolização
Os miomas podem causar uma variedade de sintomas desagradáveis e de desregulação da vida urinária das mulheres, interferindo na frequência, urgência e necessidade de urinar durante a noite. A embolização dos miomas uterinos pode melhorar significativamente esses sintomas e a vida cotidiana das mulheres.
Os miomas uterinos são a indicação mais frequente para a histerectomia em mulheres na menopausa. Mais de 300.000 mulheres fazem essa cirurgia anualmente nos Estados Unidos para tratar os miomas uterinos sintomáticos.
Esta pesquisa mostra que a embolização dos miomas uterinos, técnica minimamente invasiva, reduz efetivamente os sintomas urinários relacionados com os miomas e deve, portanto, ser considerada como uma opção de tratamento. As mulheres devem conhecer suas opções terapêuticas e fazer as melhores escolhas de tratamento para elas. A embolização é uma opção para a histerectomia (retirada do útero) e para a miomectomia (remoção cirúrgica de miomas).
As mulheres que têm miomas uterinos precisam ter uma discussão franca sobre suas opções de tratamento com seus ginecologistas e uroginecologistas, especialmente se os sintomas urinários (tais como frequência e / ou urgência urinária, incontinência de esforço e retenção urinária) foram colocados em segundo plano e não foram abordados inicialmente. Na maioria dos casos, não é necessária uma histerectomia. Saiba mais.
Como a Embolização é Realizada
A embolização dos miomas uterinos é realizado através do cateterismo das artérias uterinas e pela injeção de microesferas responsáveis pela obstrução do fluxo sanguíneo dos miomas. Este processo faz com que os miomas entrem em degeneração, levando-os a reduzir de volume e consequentemente à melhora dos sintomas causados pelos miomas.
O procedimento de embolização dos miomas é realizado por um cirurgião vascular ou por um radiologista intervencionista habilitado em procedimentos endovasculares, estando qualificado a realizar uma série de procedimentos operacionais relacionados ao cateterismo arterial, a imaginologia angiográfica e a análise do resultado. Contudo, o trabalho do cirurgião vascular/radiologista intervencionista no tratamento dos miomas se limita exclusivamente a execução do procedimento de embolização dos miomas uterinos.
Outros Benefícios da Embolização dos Miomas
A embolização também consegue controlar e aliviar muitos problemas do trato urinário como a frequência e/ou urgência e retenção urinária. Essa informação surgiu a partir de um estudo prospectivo que incluiu 46 mulheres (idade média de 44 anos) com miomas sintomáticos que apresentavam sintomas do trato urinário inferior e foram submetidas a embolização uterina de miomas entre março de 2008 e maio de 2010. Todos os indivíduos foram submetidos a uma ressonância magnética pré-procedimento pélvica e preencheram questionários validados que mediam o desconforto urinário, impacto na incontinência urinária/sexo, sintomas de miomas uterinos e qualidade de vida. Elas também completaram um diário padronizado da bexiga de 48 horas (no pré-operatório e três meses após o tratamento).
Três meses após o tratamento, as mulheres demonstraram melhora na maioria dos sintomas urinários. Os diários da bexiga apontaram uma redução significativa no número total de idas ao banheiro dia e noite. O volume uterino, tamanho dominante do mioma, localização ou compressão da bexiga não afetaram o grau de melhora nos escores de desconforto urinário. No entanto, os pesquisadores não encontraram diferença nos episódios de incontinência, incontinência de estresse ou pontuações de incontinência de urgência antes e após o procedimento.
Caso você se identifique com essa abordagem, saiba que para a indicação deste tipo de tratamento, é necessário que o ginecologista esteja habituado a este tipo de procedimento, afeito aos riscos e aos benefícios da embolização dos miomas, principalmente quando comparada às outras opções de tratamento dos miomas.
O ginecologista deve ter experiência suficiente na resolução das complicações não vasculares decorrentes da embolização dos miomas, como dor pélvica, infecções e parturição do mioma.
Converse com seu médico de confiança e retire suas dúvidas.
Referência: Society of Interventional Radiology –
https://drdelroy.com.br/embolizacao-dos-miomas-melhora-problemas-do-trato-urinario/