INFORMATIVO
11/04/2023 Conheça os benefícios da acupuntura
A acupuntura é um recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sua história remete há mais de 2 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC. No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.
COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA
Os procedimentos da acupuntura envolvem a estimulação de pontos no corpo. A inserção das agulhas nos pontos de acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro. Essas substâncias irão alterar a experiência da dor ou desencadearão a liberação de outros produtos químicos e hormônios que influenciarão o próprio sistema de regulação interno do corpo. O equilíbrio energético e bioquímico produzido pela acupuntura estimula as habilidades naturais de cura do corpo e ajuda a promover o bem-estar físico e emocional.
BENEFÍCIOS
A acupuntura é utilizada em tratamentos relacionados à tensão, estresse e condições emocionais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a utilização da acupuntura nos seguintes tratamentos:
Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia.
Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes.
Distúrbios neurológicos e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite.
Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.
A acupuntura também é usada na medicina veterinária em gatos, cães e cavalos, por exemplo. A técnica também pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade, depressão, insônia, impotência, alterações menstruais ou hormonais e problemas imunológicos. Vale ressaltar que o tratamento deve ser realizado por profissional autorizado.
Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura – Alex Mendes