INFORMATIVO
01/03/2023 ‘Botox’ pode conter o suor excessivo? Entenda a técnica que usa a toxina botulínica em várias partes do corpo
Por Lara Pinheiro, g1
Se você se incomoda com suor excessivo em uma ou mais partes do corpo, a toxina botulínica (conhecida também pela marca registrada Botox)pode ser uma opção para resolver o problema.
Abaixo, veja detalhes sobre os seguintes pontos:
- Como a toxina botulínica age para diminuir o suor?
- Para quem a toxina botulínica é indicada?
- Como o procedimento é feito?
- Quais os riscos?
1) Como a toxina botulínica age para diminuir o suor?
Nas glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, a toxina botulínica age bloqueando a transmissão de uma substância química – um neurotransmissor chamado acetilcolina. A acetilcolina é fundamental para a contração muscular.
“Quando você bloqueia esse neurotransmissor, essa substância química, você impede a contração do músculo ou a secreção da glândula”, explica a dermatologista Alessandra Romiti.
2) Para quem a toxina botulínica é indicada?
Romitti diz que o tratamento é indicado principalmente para pacientes que têm hiperidrose – aumento da transpiração – em alguma parte do corpo. As mais comuns são as axilas, as mãos e os pés, mas há quem procure o procedimento para a nuca ou embaixo dos seios, por exemplo.
Uma outra possibilidade são casos em que a pessoa passa por uma cirurgia para tratar o excesso de suor e, de forma compensatória, passa a suar mais em outros lugares – o que é chamado de hiperidrose compensatória.
“Tem gente que faz cirurgia para tratamento da hiperidrose e sobra o que a gente chama de hiperidrose compensatória, que é um suor nas costas depois da cirurgia. Pode ser feito nessa região de hiperidrose compensatória também, depois da cirurgia. Toda área do corpo que a pessoa tenha um suor que incomoda pode fazer a toxina botulínica para tratar”, explica Romiti.
A médica destaca que o excesso de suor pode trazer o impacto negativo para a qualidade de vida do paciente.
“Às vezes a pessoa sua sem estar calor, sem fazer atividade física, quando está estressada, então fica aquela pizza embaixo do braço. Imagina uma pessoa com hiperidrose na mão: vai dar a mão para alguém, aquela mão gelada, fria, então normalmente é isso: é uma sudorese desproporcional ao estímulo. A pessoa percebe que sua além da conta”, descreve a dermatologista Alessandra Romiti.
Se forem descartadas outras causas para o problema, como alguma doença que cause o excesso de suor, o procedimento pode então ser feito. Mas tampouco é necessário suar excessivamente para optar pelo procedimento.
Fonte: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/03/11/botox-pode-conter-o-suor-excessivo-entenda-a-tecnica-que-usa-a-toxina-botulinica-em-varias-partes-do-corpo.ghtml