INFORMATIVO
10/06/2021 Embolização De Miomas – Orientações Pós-Operatórias
• Sinais e Sintomas – Mais comuns no pós-operatório
Nos primeiros dias de pós-operatório o sintoma mais comum é a dor, do tipo cólica, que se assemelha a do período menstrual, geralmente mais intensa nas primeiras 12 horas e que pode se estender, de maneira menos intensa, por 5 a 10 dias. A paciente também pode apresentar febre baixa nos dois primeiros dias após a embolização; náuseas e vômitos associados a mal estar geral – que na maioria dos casos não ultrapassa as primeiras 24h. Pequeno sangramento transvaginal também pode surgir nos primeiros dias. A presença de sensação de queimação na urina, nas primeiras 24-48hr em geral é decorrente da manipulação pela sonda vesical, geralmente regride após esse período.
É importante ter atenção, caso os sintomas permaneçam intensos ou por tempo superior ao esperado. O mais prudente é contatar o seu médico assistente e agendar uma avaliação. Pode ser um sinal precoce de complicação pós-operatória.
• Repouso
1º ao 5º dia (em casa)
Repouso relativo, podendo executar suas tarefas habituais, evitando apenas esforço físico intenso. Deverá fazer repouso eventual no leito com as pernas elevadas. O retorno às atividades profissionais, na maioria dos casos, ocorre após o 5º dia de pós-operatório.
• Banho
Poderá tomar banho já no pós-operatório imediato, sem restrições.
• Curativo
A ferida operatória se restringe a um pequeno furinho na virilha, habitualmente à direita, sem pontos, e sem necessidade de curativos especiais. Indicamos apenas higienização local com água e sabão neutro. Nos primeiros dias de pós-operatório, poderá ficar evidente uma equimose (área arroxeada) na virilha; isso é um evento pós-operatório esperado e sem nenhuma repercussão; sua involução leva geralmente de 7 a 10 dias. Para o seu maior conforto, poderá ser feito aplicação local de gel a base de heparinóides e calor úmido, com intuito de acelerar sua absorção.
• Alimentação
Sem restrições.
• Atestado Médico
Será fornecido ainda no hospital. O período de afastamento do trabalho varia de 7 à 14 dias conforme a evolução pós-operatória.
• Exercícios
Após 10 dias da cirurgia poderá fazer exercícios leves (caminhadas leves, bicicleta ergométrica sem peso e pedalando vagarosamente, ginástica para alongamento. Exercícios moderados mais intensos ou competitivos são liberados após 30 dias.
• Atividade Sexual
Poderá retornar as atividades sexuais, geralmente após a 1ª semana, desde que não sinta desconforto.
• Gravidez
Recomendamos um intervalo de 6 meses, entre a cirurgia de embolização e a tentativa de engravidar.
• Programa de Revisão
Primeira revisão: entre 7 e 10 dia após a cirurgia.
Segunda revisão: após 30 dias/ Avaliação com USG Transvaginal.
Terceira revisão: 3 meses após a cirurgia/ Avaliação com RNM.
Após esse período a paciente será acompanhada a cada seis meses, até que sejam atingidos os objetivos pré-operatórios.
Fonte: http://www.fabiopacheco.com/pos-operatorio.asp?info=embolizacao-de-miomas