INFORMATIVO

11/09/2023 Como você trata miomas uterinos sem cirurgia. A embolização salva o útero

As estatísticas mostram que, globalmente, aproximadamente 20% a 80% das mulheres sofrerão de miomas uterinos em algum momento, relata womenshealth.gov.

O fibroma uterino é um tumor benigno (não canceroso) que se desenvolve na camada muscular da parede uterina. Afeta principalmente mulheres com mais de 35 anos, mas não está excluído que também possa ocorrer em mulheres com menos de 30 anos. A boa notícia é que os miomas uterinos podem ser tratados com um procedimento minimamente invasivo chamado embolização.

O que é e quando é recomendada a embolização de mioma uterino

A embolização de miomas uterinos é um procedimento minimamente invasivo recomendado para o tratamento de miomas uterinos e dos sintomas desagradáveis ​​causados ​​por este problema médico: ciclo menstrual intenso, micção frequente, dor pélvica intensa.

No entanto, muitas mulheres com miomas são assintomáticas. “A maioria das mulheres com miomas não apresenta nenhum sintoma. É por isso que os miomas são frequentemente descobertos acidentalmente durante um exame de rotina”, diz Michelle Louie, cirurgiã ginecológica da Clínica Mayo. Além disso, a embolização de miomas uterinos não é o único procedimento que pode ser utilizado no caso de miomas uterinos. As mulheres que sofrem deste problema médico também podem recorrer à terapia hormonal de acordo com a prescrição médica ou à cirurgia para remover miomas ou, em alguns casos, até mesmo todo o útero, escreve yalemedicine.org.

Porém, por ser um procedimento minimamente invasivo, a embolização de miomas é mais vantajosa deste ponto de vista. Também é recomendado para mulheres que sofrem de miomas uterinos e não desejam engravidar, mas não querem recorrer à histerectomia. Também é bom saber que após a embolização do mioma uterino a mulher pode engravidar com mais dificuldade e, se engravidar após a intervenção, o risco de aborto espontâneo aumenta.

Veja também: Quantos dias de sangramento são normais durante a menstruação?

Como funciona o procedimento

Antes do procedimento, são realizados um conjunto completo de exames de sangue e uma ultrassonografia pélvica. No dia da intervenção, a paciente chega ao hospital e faz um teste de gravidez para que os médicos tenham certeza de que ela não está grávida. A embolização de miomas uterinos envolve raios X, que são prejudiciais ao feto, relata yalemedicine.org. O paciente é então sedado e recebe um antibiótico para prevenir a infecção. A embolização é feita através de uma pequena punção com agulha sob a pele, geralmente no pulso. Uma agulha fina é inserida em uma artéria e então a agulha é trocada por um pequeno tubo de plástico, que injeta corante na corrente sanguínea. A paciente é posicionada sob uma máquina de raios X, onde a substância de contraste introduzida no sangue “ilumina” o trajeto da artéria e o sangue que flui para o útero.

O médico injeta pequenos pedaços de plástico ou gelatina. Essas partículas estranhas são inseridas para bloquear o fluxo de sangue e oxigênio para o útero. Esse bloqueio geralmente é temporário, os vasos sanguíneos reabrem após algumas horas, mas os miomas geralmente morrem antes que o fluxo sanguíneo seja restaurado.

O procedimento leva cerca de uma hora. Após o procedimento, você será orientado a descansar na cama e seu pulso, pressão arterial e temperatura serão monitorados. Você também permanecerá em observação pelo menos até o dia seguinte e beberá pelo menos dois litros de água para eliminar o material de contraste. É normal sentir cólicas abdominais semelhantes às de um período menstrual intenso após o procedimento. Para se livrar dessas cólicas, você receberá analgésicos. Você também pode tentar colocar compressas quentes na região pélvica para aliviar a dor. O sangramento não é incomum e pode durar até um mês ou, em alguns casos, até mais. Se, no entanto, notar que eles têm uma aparência estranha e um cheiro desagradável, procure um médico, pois pode ser uma infecção. Em relação à alimentação, não há restrições alimentares após o procedimento de embolização de miomas uterinos, escreve stanfordhealthcare.org. Mas evite comer alimentos muito gordurosos, pois você pode sentir náuseas.

Veja também: Sangrar entre as menstruações não é normal. O que posso mostrar?

Possíveis riscos

Após o procedimento de embolização de miomas uterinos, você poderá sentir alterações em seu ciclo menstrual, no sentido de que poderá apresentar sangramento mais ou menos intenso. Também é preciso ter cuidado se quiser engravidar, pois é possível que seja mais difícil engravidar após o procedimento e o risco de aborto espontâneo seja maior. Além disso, de acordo com um estudo de 2016, após o procedimento de embolização de miomas uterinos, a qualidade dos óvulos pode diminuir, relata healthline.com.

de Anca-Teodora Popa

Fonte: Como você trata miomas uterinos sem cirurgia. A embolização salva o útero – Ultimas noticias no Brasil hoje (firenews.video)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial