INFORMATIVO

28/03/2023 Cirurgia de Varizes Com Endolaser

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes que podem trazer comprometimento funcional – pois o retorno venoso é prejudicado – e estético associado. Sintomas como peso, cansaço, queimação e inchaço (edema) podem ocorrer nos mais variados graus.

Nos casos mais avançados e de longa evolução, podem surgir complicações maiores (Tromboflebites, sangramentos e úlceras por exemplo). Qualquer veia pode tornar-se varicosa, mas as pernas e os pés são mais afetados a ainda podem estar associadas a microvarizes e telangectasias (Vasinhos).

Por que surgem as varizes?

Embora nem todos os mecanismos na formação das varizes estejam elucidados, considera-se uma doença de etiologia multifatorial (e as mulheres são mais afetadas que os homens).

O tipo de trabalho, presença de obesidade e sedentarismo, número de gestação, idade e fatores genéticos estão entre os mais conhecidos.

Como é feito o diagnóstico?

A anamnese (história clínica) e o exame físico são os elementos mais importantes no diagnóstico e na indicação de um eventual tratamento Os exames complementares, como a ultrassonografia Doppler, são solicitados apenas se houver clara indicação e ajudam a estratificar melhor a doença, avaliando alguns segmentos venosos inacessíveis ao exame físico.

O tratamento

Atualmente existem diversos tratamentos para as varizes de maior calibre e da insuficiência das veias safenas. Tanto a cirurgia convencional como a injeção eco-guiada de espuma densa são opções com indicações e restrições precisas. Uma destas alternativas se destaca em eficácia e segurança: o laser endovenoso.

O tratamento com laser é uma técnica amplamente utilizada ao redor do mundo e com o auxilio do ultra-som no interior da veia e emite uma fonte de calor, fazendo com que a parede do vaso doente tenha sua estrutura alterada, levando o próprio organismo a absorvê-la até o seu desaparecimento.

Embora saibamos que existem algumas restrições, diretrizes de sociedades médicas europeias e norte-americanas consideram que a cirurgia de varizes a laser apresenta resultados superiores à cirurgia tradicional.

No Brasil, a exemplo da cirurgia plástica, o tratamento cirúrgico convencional minimamente invasivo das varizes atingiu o ‘’estado da arte’’. Mesmo assim, o endolaser vem ganhando cada vez mais espaço em nosso país e geralmente permite uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e com ótimo resultado estético. Como todo tratamento médico, não é isento de complicações, e sua indicação deve ser discutida caso a caso.

Quais as vantagens das Cirurgia de varizes com Endolaser?

• Retorno mais rápido as atividades com menor necessidade de repouso que na cirurgia convencional de varizes;

• Menos dor no pós-operatório;

• Menos hematomas e quimoses (Manchas roxas) no pós-operatório;

• Ausência de incisões maiores

Quais as desvantagens da cirurgia de varizes com Endolaser?

• Veias safenas muito superficiais, dilatadas ou tortuosas podem oferecer desafios técnicos a navegação da fibra do endolaser e podem ser fatores limitantes para um bom resultado.

• As operadoras de saúde no Brasil, não cobrem o custo da fibra ótica e uso do equipamento do endolaser.

Apesar da tendência das cirurgias tornarem- se cada vez menos invasivas e o laser endovenoso ser uma evolução no tratamento das veias insuficientes da circulação venosa, nem toda safena necessita ser tratada e nenhuma técnica é tão superior a outra a ponto de ser colocada em um pedestal se supremacia inquestionável. Uma conversa honesta com um especialista em ciurgia vascular, respeitando-se as individualidades de cada paciente, será capaz de estabelecer a melhor conduta para uma doença que é tão prevalente em nosso meio.

Fonte: https://rsaude.com.br/florianopolis/materia/cirurgia-de-varizes-com-endolaser/20601

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua pré-avaliação sem custos com nosso médico especialista
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial