INFORMATIVO
15/03/2023 A acupuntura auxilia as grávidas na preparação do parto e, durante a amamentação, no aumento da produção de leite materno.
Você sabia que a acupuntura faz muito bem para as futuras mamães e pode até estimular a produção de leite? Apesar de ser uma técnica milenar muito conhecida, poucas gestantes sabem seus reais benefícios durante e após a gravidez. Ela pode diminuir enjoos, melhorar a circulação e ainda preparar o corpo para o parto.
A equipe Infanti conversou com a acupunturista Glaucia Paiva, que tirou as maiores dúvidas sobre o assunto e ajuda você, mamãe, a se preparar com qualidade de vida para esse período tão importante.
1. Benefícios da acupuntura para a mamãe
Existem inúmeros estudos sobre acupuntura durante a gravidez (independentemente do mês da gestação). A acupuntura pode ajudar com os sintomas de enjoos, salivação excessiva, edema, ameaça de aborto, peso abaixo do ideal do feto, ansiedade, medo do parto, tensão muscular, melhorando a circulação útero-placenta sem afetar o feto. Ela também pode harmonizar e melhorar a relação mãe-feto. Durante o parto, acelera a saída do bebê e regulariza o tempo das contrações uterinas. No pós-parto, ela promove a expulsão da placenta e estimula a produção de leite materno.
2. Cuidados na gravidez
Na gestante, não se pode usar eletroacupuntura em nenhum período. Utiliza-se acupuntura e auriculoterapia em qualquer período da gestação para alívio dos incômodos que surgem na gestação (enjoo, náusea, edema e etc).
3. O bebê nasce tranquilo
O bebê nasce tranquilo e tem noites igualmente tranquilas. Há relatos de redução de cólicas nos bebês (Bebês podem fazer e existem acupunturistas especialistas na técnica em recém-nascidos).
4. Pode ser feita em qualquer período da gestação
Acupuntura pode ser utilizada em qualquer período da gravidez, tendo só a preocupação de ser um acupunturista experiente. Tendo o conhecimento dos pontos que não devem ser utilizados, a acupuntura pode ser utilizada no início da gravidez para o tratamento dos enjoos, náuseas e vômitos do primeiro trimestre. Após este período, a acupuntura pode ser utilizada para o inchaço, muito comum nas grávidas.
5. Cuidados necessários
Não há relato de complicações durante ou após o parto associadas ao uso de acupuntura, no entanto, é recomendado utilizar a acupuntura com cuidado, fazer estimulações suaves e selecionar o menor número de pontos de acordo com a queixa da gestante. O cuidado durante a sessão é a de NÃO utilizar os pontos Bx31 ao 34, IG4, E36, BP2, BP3, BP6 e Shixuan (ponto extra), pois, induzem ao aborto e trabalho de parto. Estes pontos devem ser utilizados somente no final da gravidez, quando houver necessidade de indução ao parto. Em gestantes, não se pode ultrapassar o período de 30 minutos de agulhamento. Não utilizando os pontos acima, a acupuntura pode ser utilizada em qualquer fase da gravidez.
6. A acupuntura ajuda quem tem dificuldades para engravidar
A acupuntura harmoniza o organismo físico e energético em todas as fases da saúde feminina e masculina (pode e deve ser utilizada pelo homem também). Ela ajuda desde a regulação da menstruação até a preparação para gravidez, gestação, parto e pós-parto. O auxílio da acupuntura proporciona saúde e equilíbrio frente a todas as mudanças que ocorrem nesse período. Para as mulheres que estão tentando engravidar, a acupuntura pode ser uma ferramenta útil, pois aumenta a fertilidade, reduz a ansiedade e estresse típicos da fase de tentativas. Diversos estudos têm comprovado a eficácia da acupuntura com esse objetivo, através da regulação do ciclo menstrual, aumento da capacidade do corpo de produzir óvulos e aumento da circulação sanguínea no útero.
Você já fez acupuntura? Queremos saber como foi a sua experiência e a do seu bebê ao escolher essa técnica. Conte para a gente!
Fonte: *Gláucia Paiva- www.terapeutaglauciapaiva.com.br/