INFORMATIVO
23/09/2020 A PACIENTE TEM OUTRAS RAZÕES ESPECÍFICAS PARA NÃO QUERER A HISTERECTOMIA?
Há várias outras razões pelas quais as pacientes optariam pelos tratamentos minimamente invasivos. Os mais comuns são aversão forte aos riscos, desconforto pós-operatório e período de recuperação associado à cirurgia e o desejo simples de manter o útero.
Embora existam algumas situações onde uma modalidade de tratamento específica é claramente superior, na maioria dos casos é importante valorizar os desejos da paciente de tomar decisões sobre o tratamento.
Chegando a uma decisão final, é importante que as pacientes estejam cientes que tratamentos de não histerectomia têm uma taxa de fracasso inerente, e os sintomas podem reaparecer após a miomectomia ou a embolização. Vale a pena ressaltar às pacientes candidatas a embolização que o risco da histerectomia está presente, nos casos em que ocorrem complicações infecciosas.
Importante hoje ressaltar que histerectomia e embolização não são procedimentos comparáveis, apresentando cada uma suas características e detalhes, sendo que cada uma tem uma indicação específica.
A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.
Fonte: https://www.viamed.com.br/mioma/