INFORMATIVO
28/08/2020 Recuperação após a embolização do mioma uterino
Embolização do Mioma Uterino
A embolização do mioma intrauterino é um procedimento minimamente invasivo, sem incisões, e que pode ser feito com sedação e anestesia local. Ele pode ser indicado pelo médico ginecologista e realizado por cirurgiões vasculares com treinamento em cirurgia endovascular, como já acontece com frequência no Hospital SOS Cárdio.
Nessa técnica, os médicos não retiram o mioma, mas procuram diminuir o seu tamanho. Para isso, a equipe responsável faz uma pequena punção na virilha da paciente, para ter acesso à artéria femoral. Nela, é introduzido um cateter (um cabo fino e flexível, de alta tecnologia), que é conduzido até as artérias uterinas. Uma vez que o cateter esteja na região próxima ao mioma uterino, os médicos fazem a liberação de microesferas, com o diâmetro maior ou igual aos dos vasos sanguíneos que irrigam o mioma.
As microesferas são feitas com material biocompatível e irão bloquear o fornecimento de sangue para o mioma, que deixará de receber oxigênio e nutrientes. Elas são fixas e não circulam pelo corpo. Dessa forma, as células do tumor param de crescer e podem até regredir – aliviando significativamente os sintomas.
‘É comum, após a embolização, verificarmos que os miomas grandes, de 5 cm, passaram a ter a metade do tamanho e que os menores desapareceram. Geralmente, as pacientes percebem uma melhora de aproximadamente 90% dos sintomas.’ – Dr. João Daniel May Serafin (CRM 10132), Cirurgião Vascular.
A Viamed é uma empresa especializada no tratamento e embolização de miomas.
Recuperação
A recuperação após a embolização do mioma uterino é bastante rápida. As pacientes devem passar um período de 24 a 48 horas no hospital, em observação, e retornam para a rotina em poucos dias.
‘A isquemia provocada pelas esferas pode fazer com que a paciente sinta algumas dores nos primeiros dias. Cerca de 20% das mulheres também sentem efeitos como queda na disposição, similares ao início de uma gripe, com febre baixa. Esse quadro costuma desaparecer entre 3 e 5 dias.’ – Dr. João Daniel May Serafin (CRM 10132), Cirurgião Vascular.
Após o procedimento, a paciente deverá realizar consultas de retorno com o médico cirurgião vascular que realizou a embolização e com o próprio médico ginecologista.
‘A embolização do mioma uterino oferece inúmeros benefícios, mas não é indicada para todas as pacientes – como nos casos de gestantes e de miomas muito grandes, com mais de 10 cm. A indicação para o procedimento deve ser feita apenas pelo médico responsável.’ – Dr. João Daniel May Serafin (CRM 10132), Cirurgião Vascular.
Fonte: https://soscardio.com.br/embolizacao-de-mioma-uterino/#:~:text=Recupera%C3%A7%C3%A3o,a%20rotina%20em%20poucos%20dias.
No meu caso tenho uma válvula mitral a 12 anos,e tive um filho a nove anos atrás tomando o marevam ,e já fiz a laqueadura e a um ano e meio estou com mioma está me prejudicando muito porque a anemia tenho constante e tenho que tomar várias bolsas de sangue e também orupurum muitas vezes gostaria de saber como faço para tirar esse mioma porque estou com muita hemorragia e cólica terríveis
Ariana, boa tarde!
Entre em contato pelo whatsapp 11 9 5552 4282. Faça sua pré-avaliação sem custos.